terça-feira, 2 de junho de 2009

Le grand frére vous regarde

Era de prever: adoptada que está a lei Hadopi, o governo francês prepara-se para lançar uma nova ofensiva contra a Web, relancando o projecto Loppsi (Lei de orientação e programação para a segurança interna) com o qual pretende reforçar o controlo sobre o uso das novas tecnologias.
Já apresentado (27 de Maio) no Conselho de Ministros, o novo conjunto de leis designado Loppsi, abrange questões que vão da segurança rodoviária à regulamentação da polícia, passando pelas diversas formas de vigilância por vídeo e vários tipos de crimes informáticos.
Evidentemente, este projecto de lei prevê que os computadores pessoais possam ser vigiados, por decisão judicial, tal como já acontece com os telemóveis.
No seu afã de controlo dos cidadãos, a pretexto de os proteger, o governo francês propõe-se nomeadamente bloquear o acesso à Net para quem visite ou alimente sites com pornografia infantil.
A lei prevê ainda o delito de usurpação de identidade na Internet, incluindo nos sites comunitários, mesmo se a vítima não sofreu danos financeiros.
Tudo boas intenções, dirão os incautos.
Quais serão os próximos passos? George Orwell respondeu a esta questão há muito!

Sem comentários:

Arquivo do blogue