quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Museu dos Corações Partidos





O Museu dos Corações Partidos (na feliz tradução do meu amigo Luis Maio) foi criado por Drazen Grubisic e Olinka Vistica (um artista pléstico e uma produtora de eventos culturais), na ressaca de uma relação amorosa que se finou ao cabo de quatro anos. Era para ser uma instalação efémera, mas o sucesso que encontrou a colecção, nomeadamente junto da comunicação social, levou-os a desenvolver o projecto que acabou por se tornar, primeiro numa exposição itinerante e, finalmente, num museu, único no mundo.
A ideia de partida era muito simples: recolher num contentor objectos pessoais doados por pessoas que se tinham, dolorosamente, separado de alguém. E através desse objecto contar como uma história de amor pode acabar.
Em Zagreb, o Museum of Broken Relationships encontra-se no piso térreo de um bonito palácio da Cidade Alta e reúne cerca de 800 peças recolhidas em vários países, embora em exposição estejam apenas uma centena, provavelmente aquelas que os curadores consideram ser as mais significativas.
A exposição permanente está dividida em núcleos temáticos dedicados ao Desejo e à Luxúria, à Fúria e à Raiva e ao Sofrimento. Os objectos estão expostos sob luzes ténues, em pequenas salas que criam um efeito intimista, sempre acompanhados de legendas com explicações do doador.

Sem comentários:

Arquivo do blogue