domingo, 6 de dezembro de 2009

Tetro



«A family melodrama with charm», diz o Boston Globe. «Unabashedly theatrical and richly cinematic, even when it's falling apart», afirma o Chicago Tribune. Já o Village Voice escreveu: «For writer-director Coppola, Tetro is a cri de coeur, one more from the heart.» Quanto ao Washington Post afirmou: «Tetro has no internal tension and should have been a comedy.»
Pois é: fui ver o novo Coppola e saí irritado. Quando entrei, a minha expectativa não era muito elevada. Detestei Uma Segunda Juventude, inspirado, ao que parece, numa história do filósofo Mircea Eliade. O filme, realizado após um silêncio que durou uma década, falava de um académico a quem era dada uma segunda oportunidade para viver. Voltar a ser jovem, ter enquanto criador uma nova oportunidade, parece ser uma das actuais obsessões de Coppola que, aos 70 anos, declara a propósito deste Tetro: «é o segundo filme da minha segunda carreira».
Filmado a preto e branco, com câmaras digitais de alta definição, na cidade de Buenos Aires, Tetro é o primeiro guião original escrito sozinho pelo cineasta em quase trinta anos. O próprio Coppola o resume dizendo tratar-se da história de uma família separada por um segredo dilacerante. Diz também que é «modestamente um filme ‘à maneira de' Tennessee Williams, alguém que tanto admiro». E vai mais longe, admitindo que «aqui, há de facto uma família muito semelhante à minha, e é certamente o mais próximo que já cheguei de falar sobre a minha família».
Não precisava de o afirmar, está na cara que fala de si mesmo e dos seus: do pai e do tio compositores, da mãe actriz, da filha que é, actualmente, a sua maior rival (As Virgens Suicidas, Lost in Translation e Marie Antoinette fizeram dela uma das mais interessantes cineastas da sua geração). O autor de Rumble Fish (1983), Os Padrinho (1972/1974/1990) e Apocalypse Now (1979) foi, durante muitos anos, considerado um génio. O seu nome está indelevelmente gravado na história da Sétima Arte, mas Tetro confirma-o: Coppola envelheceu mal. Ainda sabe onde colocar a câmara, tem o sentido do espaço e da «mise-en-scène», mas quer fazer demais. Para este filme quis, por exemplo, que parecesse uma peça do Tennessee Williams, e inspirou-se na filha e em Orson Welles (parece-me evidente), mas com uma diferença que não lhe é favorável: Coppola quer fazer «filmes de tese» (como se dizia nos anos 60). Não lhe basta contar uma história, quer que as suas obras continuem a fazer história. Mas os tempos mudaram e o que ele procura pertence definitivamente ao passado. O «mestre» está gagá, não há outra forma de o dizer.
O mais irritante é que a primeira metade do filme é bastante boa. Enquanto está a apresentar as personagens e as premissas da história, a coisa resulta. O pior é quando Francis Ford começa a querer que entremos na cabeça das personagens desempenhadas por Alden Ehrenreich (um DiCaprio de segunda) e Vincent Gallo (que passa o filme todo a fazer olhos de carneiro mal morto); ou seja, na sua própria cabeça. Aí estraga tudo: o filme entra num delírio operático, grandiloquente e pretensioso que esmaga, sob um esteticismo exagerado, aquilo que poderia ter sido uma boa história. Como disse a Time, e muito bem: «he has made a movie in which plenty happens but nothing rings true». Tenho pena, mas é assim.

Sem comentários:

Arquivo do blogue