quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Do futuro da Comunicação Social



As notícias online vão começar a ser pagas? O multibilionário dos jornais e televisões Rupert Murdoch (na foto) acha que sim e já anunciou que vai optar por esse sistema em todos os seus órgãos de comunicação social. Quase todos os outros tubarões que nadam nas mesmas águas (em Portugal como no estrangeiro) batem palmas de excitação e preparam-se para fazer o mesmo. As suas receitas estão em queda, na imprensa escrita como na rádio e televisão e a galinha dos ovos de oiro está cada vez mais raquítica.
No entanto, não creio que a gratuidade na Internet vá acabar. Nem eu, nem Chris Anderson, chefe de redacção da revista «Wired», que declarou recentemente que o jornalismo tal como o conhecemos hoje tem os dias contados. Para ele, num futuro já não muito distante, ser jornalista será um hobby e não uma profissão, pois só a informação gratuita encontrará consumidores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha, se o actual exigiria quem investigue para saber do que fala e é o que a gente sabe, imagina a inviedade dos caminhos quando a coisa se tornar definitivamente amadora...

Arquivo do blogue