sábado, 15 de agosto de 2009

Piratas



Esta semana, a PT foi notificada pela IGAC (Inspecção-Geral das Actividades Culturais), para remover do Sapo quatro sites de cariz ilegal, de 28 denunciados pelo Movimento Cívico de Antipirataria na Internet (MAPiNet). De acordo com a PT, os blogues visados, ainda que adstritos ao Sapo, «remetem para links externos à rede». Ao que parece, as páginas online visadas permitem fazer descarregamentos, não pagos, de filmes, séries de televisão, ou álbuns de música.
Segundo a imprensa, um dos blogues visados tem o endereço:blogdow- load.blogs.sapo.pt, onde se pode ler a ressalva: «Este site não hospeda nenhuns ficheiros. Apenas contém links de outras páginas disponíveis na net. Faça os downloads apenas para teste. Se gostar dos ficheiros compre, o Blog Download é completamente a favor da preservação dos direitos de autor».
Outro site cujo bloqueio foi requerido à PT é o cinema-em-casa.blogs.sapo.pt. Também este contém um aviso onde se lê: «Este Blog não tem como objectivo reproduzir as obras. O nosso único objectivo é ampliar a divulgação do material aqui exposto. Todos os links que se encontram no Blog, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontram».

Entretanto, no Reino Unidos, um grupo de cidadãos criou um Partido Pirata, semelhante ao seu congénere sueco que conseguiu chegar ao Parlamento Europeu, para defender a partilha de ficheiros para fins não comerciais
Aliás, na Suécia, o Partido Pirata sueco alargou já a área de acção e é candidato às próximas autárquicas, que decorrerão em 2010.
O líder do partido sueco afirma: «O Partido Pirata tem por objectivo mudar a legislação numa escala global, para encorajar o crescimento da sociedade de informação, uma sociedade caracterizada pela diversidade e a abertura».
O Partido Pirata sueco pretende ainda introduzir software de utilização livre nas escolas e nos órgãos de poder para melhorar a segurança nacional, reforçar o direito público ao acesso à informação e proteger a integridade e privacidade dos cidadãos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue