sexta-feira, 7 de agosto de 2009

The Niagara experience







As cataratas do Niagara são, como se sabe, umas das atracções turísticas mais populares da América do Norte (fala-se de cerca de 14 milhões de visitantes anuais). Para mim era impensável estar ali tão perto e não dar lá um salto, apesar do Oscar Wilde ter escrito que «o Niagara é a segunda grande decepção da recém-casada».
A mim não me decepcionaram. As cataratas são bonitas e imponentes.
A primeira com que deparei foi logo a seguir à ponte que liga o Canadá e os Estados Unidos. Chamam-lhe «Véu de Casamento», fica do lado americano e tem 64 metros de altura por 340 de largura. A segunda catarata (dita da Ferradura) é menos alta (50 metros), mas mais larga (800 metros), debitando uma média de 170 mil metros cúbicos de água por minuto.
As cataratas podem ser vistas de frente, de cima (helicóptero), de baixo, de lado e até por detrás (contei pelo menos 15 agências que propõem diversos modos de gozar o espectáculo). Porém, para mim, a melhor maneira de as sentir é embarcar num dos vários «Maid of the Mist» (Noivas da Névoa), barcos que lembram os antigos cacilheiros e que levam as pessoas até muito perto do local onde toda aquela água cai com um ribombar colossal, elevando no ar uma verdadeira coluna de névoa.
O mínimo que posso dizer é que nunca esquecerei os momentos em que estive envolto em bruma, som e fúria, aos pés da Deusa, sentindo no rosto as suas lágrimas torrenciais. Ouvi com o corpo todo o pranto feliz que lhe dá existência, e aquela molha (apesar do impermeável que nos fornecem, ficamos completamente encharcados) lavou partes da minha alma que nem eu sabia existirem. Foi como se tivesse sido baptizado de novo, desta vez pela própria Natureza. Durante alguns momentos não havia barco, nem pessoas, só eu e aquele remoinho compulsivo dentro de mim, cobrindo-me de carícias molhadas. Foi um dos momentos mais eufóricos da minha vida e tinha que evocá-lo aqui de novo.

2 comentários:

Anónimo disse...

«o Niagara é a segunda grande
decepção da recém-casada» :P
O Wilde raramente decepciona. Se calhar essa é uma delas, por dupla ironia. Nunca lá estive, mas acredito que lave as miudezas.

Unknown disse...

Não,é impresionante, e não muito longe fica a pequena vila de Niagara Falls...que é de toda beleza.E não muito longe tem aquele alto edeficio em Toronto onde as janélas estão estão cobertas com ouro para economisar a energia.

Arquivo do blogue