terça-feira, 31 de maio de 2011

Museu do comunismo


Nunca pensei visitar um «museu do comunismo». Um dia, porém, estava em Praga numa esplanada a descansar os pés e vi um cartaz que me chamou a atenção. Mostrava um ursinho sorridente empunhando uma kalashnikov e ostentando os seguintes dizeres: Museum of Communism, above Mc Donald’s.
Acho que nunca vi museu mais divertido. Mais parece, de resto, uma colecção particular, reunida por alguém com muito sentido de humor. E é mesmo. O museu fica num primeiro andar, naquilo que em tempos deve ter sido um banal apartamento, e foi criado, em 2001, por um americano, Glenn Spieker, que viveu em Praga dez anos. A vastíssima panóplia de objectos que adquiriu, nesses anos, relatam, de alguma maneira, a história do comunismo checoslovaco ente 1921 e 1989.
Ao som de discursos da época, percorremos várias salas recheadas de objectos, fotos e «instalações» que abordam os mais vários aspectos do quotidiano, não apenas das cidades mas também do campo. Tudo acaba por estar representado: a escola, as fábricas, a agricultura, o comércio, a publicidade, a propaganda, etc.
As fotos que fiz, sem dúvida que se revelarão mais eloquentes do que tudo aquilo que eu possa dizer mais.














Sem comentários:

Arquivo do blogue